ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DANÇA DOS PÁSSAROS


Ainda em Lisboa, no final do primeiro dia do congresso Sports & Diaspora, fui jantar a um restaurante do qual guardo boas memórias e que se situa no Centro Comercial Amoreiras. Ao chegar a este, deparei-me com uma fachada do edfício cuja imagem todos pudemos ver numa telenovela portuguesa. Tal fachada fez-me recordar uma bela música de António Pinho Vargas. Na época, a Dança dos Pássaros foi um grande sucesso deste compositor da cidade do Porto.

António Pinho Vargas é hoje um dos grandes compositores da música portuguesa. A beleza da sua obra mantém-se em cada novo trabalho e a sua música paira no ar em muitos momentos do meu quotidiano. Esteve soberbo - como sempre - na última vez que o ouvi. Foi em S. João da Madeira e lá tive que aguentar uma viagem de dezenas de quilómetros debaixo de intensa chuva. Mas valeu a pena. Vale sempre a pena ouvi-lo. É um nome grande da cultura portuguesa.

E não se esqueçam. É um grande portista.

Aproveito, pois, esta oportunidade para partilhar convosco a Dança dos Pássaros; uma música que sempre está na minha memória.


Mas muitas outras músicas inesquecíveis ele tem. Bastaria apenas lembrar Tom Waits. Sobre esta, Pedro Burmester afirmou que se tal música tivesse surgido nos Estados Unidos da América, Pinho Vargas estaria rico.
Ainda bem que é de Portugal

2 comentários:

José Carlos disse...

Para além do talento o bom gosto (ser portista)
Abraço

José Carlos disse...

Para além do talento o bom gosto... (ser portista)
Abraço