ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PARA O MEU PRIMEIRO SEGUIDOR


Quando abri este blogue para escrever uma nova entrada relacionada com a minha viagem a Lisboa no passado fim-de-semana (da qual emergiram vários assuntos que abordarei aqui no entre-campos), deparei-me com o meu primeiro seguidor inscrito. É ele o Jorge Viana.

Conheci-o no seio da claque Alma Salgueirista quando, no âmbito da investigação social que levava a cabo para obter o doutoramento, efectuava trabalho de campo neste grupo. Estava perante o fundador da claque e era imperioso entrevistá-lo. Procurei assim conhecer a história de uma das mais antigas claques portuguesas. A disponibilidade do José Viana para a entrevista que então solicitei foi imediata.

Marcado para a manhã de um Domingo, este encontro ocorreu num centro comercial situado nas traseiras do Hospital de S. João. Durante a entrevista tive oportunidade de registar a história da Alma Salgueirista, relatada pela voz do seu fundador, mas também importantes detalhes relativos à História do próprio Sport Comércio e Salgueiros. Foi uma longa entrevista que se revelou fundamental para o meu trabalho e cuja transcrição demorou várias horas.

Mas o que realmente me marcou nesse dia não foi o conteúdo - extremamente interessante - do diálogo estabelecido, mas sobretudo o entrevistado. Perante um clube com extremas dificuldades e que posteriormente desceria várias divisões no futebol português em consequência de uma gestão absolutamente ruinosa que não honrou os seus compromissos com terceiros, fiquei impressionado com um homem que irradiava um amor ímpar pelo Sport Comércio e Salgueiros e que estava disposto a dar o melhor de si mesmo para ajudar o clube. Foram-me então confessados alguns problemas decorrentes das horas de trabalho dadas ao clube e «roubadas» à família e à própria profissão, com consequentes prejuízos financeiros e individuais. Para além destes, ainda recordo um pedido de registo no meu gravador de uma declaração a propósito de ameaças entretanto recebidas.

As emoções - como demonstravam, por vezes, os olhos marejados de lágrimas - nunca couberam nas palavras que iam sendo proferidas a propósito do Sport Comércio e Salgueiros. O futuro, que tive a oportunidade de ir também acompanhando, provou este amor ao clube. O José Viana assumiu, em condições de extrema dificuldade, a liderança de uma comissão administrativa que tudo fez para salvar o clube. Sim; porque de uma questão de sobrevivência do mesmo se tratava.

Tenho, por tudo isto, uma grande admiração pelo José Viana, pois procurou sempre servir o clube que amava e não servir-se dele. Dos muitos adeptos de clubes que conheci, ele foi certamente o maior exemplo de amor e dedicação a uma causa, quase sempre com prejuízo pessoal e familiar. Tive sempre a sensação de que o Sport Comércio Salgueiros é, para o José Viana, uma questão de fé; ou melhor; uma questão da própria vida que ele confessou estar disposto a perder a bem do clube.

Espero que ele não fique aborrecido por estas inconfidências. Já por causa disso optei por não publicar aqui a sua foto.

Por fim, gostaria de salientar a claque Alma Salgueirista, que ele fundou e que faz também parte da sua vida. Todos os seus membros sabem que o meu clube é o Futebol Clube do Porto. Não obstante isso, devo a todos os seus membros alguns dos momentos mais felizes e de melhor convívio que passei numa claque. Apesar do pouco dinheiro e da situação do clube, este grupo, algumas vezes desrespeitado pelos próprios dirigentes da agremiação desportiva, acabou por resistir mais do que esta e marcou sempre presença no apoio ao Salgueiros. No passado dia 15 de Janeiro a Alma Salgueirista comemorou 25 anos de existência. Como sempre, fui convidado para o jantar de aniversário. Em todos os seus membros encontro um amigo que me respeita e que não esqueço.

Não sei definir o que é a Alma Salgueirista porque entendo que a mesma nunca se poderá reduzir aos significados restritos das palavras. A Alma Salgueirista é um sentimento de pertença e de dedicação ao Salgueiros, sobretudo nos momentos difíceis - e foram tantos ao longo da sua belíssima história - deste popular clube da cidade do Porto. O Hino do Sport Comércio e Salgueiros http://www.youtube.com/watch?v=vNdW7_FFFqY é paradigmático. Por ele se emblematiza, da melhor forma, a identidade deste histórico clube portuense.

Reitero, como todos sabem, que o meu coração é azul e branco. Mas os que passam por todos aqueles que constituem a claque Alma Salgueirista nunca vêm sós. Trazem sempre um pouco de vós; da vossa Alma.

Sem comentários: