ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TOM WAITS


Ok.

Vou então acrescentar algo mais sobre António Pinho Vargas, sobretudo acerca da sua música intitulada Tom Waits.

Recordo-me bem da explicação que este músico portuense deu para esta sua criação e seu respectivo título em entrevista a António Macedo, hoje locutor da RDP Antena 1. Provocado por este profissional da rádio com a expressão «Tom Waits é lá de outras vidas!!!», António Pinho Vargas afirmou então, em entrevista filmada durante uma viagem de comboio, que a música foi criada em consequência da audição que fez de um disco de Tom Waits que lhe tinha sido oferecido por Rui Veloso. Para além da evidente voz rouca de Tom Waits que denotava talvez bastantes copos de bagaço - António Macedo interrompeu para afirmar «Eu digo que é de carrascão» - Pinho Vargas vislumbrou muita ternura, procurando então, com a música que criou, expressar e evidenciar tal sentimento.

Eu acho que conseguiu, deixando-nos uma das suas mais belas composições. O título, como disse o músico, foi «uma espécie de homenagem».

Partilho aqui convosco duas versões. A primeira resulta do próprio documentário intitulada Deixem Passar a Música, onde a entrevista a que me reportei foi apresentada.

http://www.youtube.com/watch?v=8w5rYHmk38o

Esta segunda é uma versão mais recente, a solo. Ouçam e apreciem.




Sem comentários: