ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

sábado, 1 de janeiro de 2011

BOM ANO DE 2011

Nas primeiras horas de um novo ano regresso a este espaço na blogosfera.

Vicissitudes várias afastaram-me durante longo período do Entre Campos. Trabalhos diversos, artigos para concluir e um 2010 que se afigurou o Anus Horribillis da minha saúde dificultaram uma presença regular neste espaço.

Escrever por escrever apenas para preencher este espaço não seria até tarefa difícil. No entanto, considerando como premissa que as palavras são a voz do pensamento, pretendo que este espaço partilhe algumas reflexões e essas não se compadecem com uma periodicidade pré-determinada.

Parafraseando um verso de Eugénio de Andrade, não gosto de gastar as palavras pela rua. Espero das mesmas a mediação entre leitores e as minhas ideias. E como escreveu Fernando Pessoa recorrendo ao heterónimo Alberto Caeiro, «pensar incomoda como andar à chuva quando o vento cresce e parece que chove mais.»
*
Bastaram poucas horas deste novo 2011 para nos lembrar a bestialidade humana. Hobbes tinha mesmo razão.

Mas como para além da realidade consideramos a nossa percepção sobre a mesma, talvez seja apenas uma questão de perspectiva pessoal sobre as notícias que nos chegaram.

Por isso, que ninguém se resigne.

Deixo, por isso, uns breves versos de Miguel Torga no poema intitulado Sísifo. Esperemos que não seja sísifico o ano que agora se inicia.


Recomeça...
se puderes,
sem angústia e sem pressa.

E os passos que deres
nesse caminho duro
do futuro
dá-os em liberdade.

Enquanto não alcances,
não descanses.

De nenhum fruto queiras só metade.


Bom ano de 2011.



Sem comentários: