ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

sábado, 4 de setembro de 2010

Uma breve reflexão que vos deixo


Tivemos oportunidade de ouvir os mais diversos comentários sobre os dados do Eurostat sobre o desemprego em Portugal e a divergência dos mesmos perante os números apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Sublinhe-se que se discutia uma divergência de décimas. Mais uma vez, governo e oposição esgrimiam os mesmos argumentos de sempre. O primeiro colocou em causa os dados revelados enquanto os elementos dos partidos de oposição sublinhavam a gravidade da situação.

Eu preferia ouvir propostas e medidas concretas e concretizáveis para que o desemprego diminuísse. Importa lembrar que aos números correspondem famílias e crianças que sofrem amargamente este drama.

Surgiram entretanto os fortes protestos do povo moçambicano perante aumentos que consideram incomportáveis para as suas já paupérrimas condições de vida. Este tipo de protesto deveria, a meu ver, constituir um sinal do que pode surgir no futuro.

Todavia, os políticos preferem trabalhar para ganhar eleições. Apenas alguns procuram soluções e são menos ainda os Homens de Estado que pensam nas próximas gerações.
Seria conveniente que se recordassem das seguintes palavras do poeta António Aleixo.


Vós que lá do vosso Império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um Mundo novo a sério.

Sem comentários: