ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Porto aqui tão perto


Regressei à cidade do Porto.

É sempre aquela sensação de «entrar em casa». Guardo em mim a imagem da entrada na cidade pela Ponte da Arrábida. Temos à direita a nova e a velha cidade. À esquerda a Foz, o mar e a Afurada.

Perante este belo «quadro», recordo sempre as palavras do saudoso poeta David Mourão Ferreira quando, sobre outra cidade, escreveu: «Dela por vezes me evado, mas sempre a ela regresso. Bem sei eu que não desato os cordões com que me aperta.»

Este é também o meu sentimento no regresso à minha cidade. Curiosamente, vivi esta pertença nas férias quando ouvi as palavras de Rui Veloso no excelente concerto que deu na Fatacil. Na nossa pronúncia do norte - muito acentuada nele - perguntou: «Quem é que aqui é do Porto?»

Muitos foram aqueles que se manifestaram. Eu também (Rui Veloso é dos poucos que me consegue «pôr a mexer» - e pôs - num concerto). Com tantos portuenses a assistir, foi interessante a analogia do cantor:

«Somos como os chineses carago. Somos muitos e estamos em todo o lado.»

Pois é. Somos muitos e estamos em todo o lado. Nem que seja em espírito.

Como refere o último guia distribuído pelo jornal Expresso, «O Porto é um estado de espírito.»

É por isso que, tomando as palavras de uma canção de Sérgio Godinho - outro cantor portuense - podemos estar quase mortos no deserto ... mas temos o Porto aqui tão perto.

É este estado de espírito que vence o esquecimento; e foi este o tema da canção que se seguiu às palavras do cantor.

http://www.youtube.com/watch?v=Wy2wkORpplM



Esta canção assumiu, para mim, um significado muito pessoal nos dias que correm.








1 comentário:

Sistermoon disse...

O Porto é assim, faz-nos sentir em casa, especialmente quando se vem de sul porque se vê a cidade toda, e o brilho, mesmo que em alguns locais ao abandono...

Bem vindo a casa!