ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

quinta-feira, 11 de março de 2010

TEMPO



O tempo é inexorável. Minuto a minuto, hora a hora, ele avança.O tempo existe. Mas existe a percepção e a experiência do tempo. Basta para isso pensar que a nossa concepção de tempo linear não é a única do mundo. Outras sociedades têm uma concepção cíclica do tempo e portanto uma percepção diferente do mesmo.

Estou por isso convicto de que muitas vezes não é a passagem dele pelas nossas vidas que nos atormenta, mas a opinião e atitude perante o mesmo que nos leva a envelhecer mais. Para que possamos ter a maturidade sem a pagar com a idade, teremos que ter a atitude adequada para com o tempo.

É inevitável. A Biologia não falha e por isso o envelhecimento do nosso corpo é inevitável. Porém, podemos envelhecer para a vida e não envelhecer da vida. A idade é também um estado de espírito. E esse podemos tentar renovar. Tenho que pensar nisso, porque dos meus cabelos brancos não me importo. Para finalizar, deixo-vos um belo texto escrito pelo Rei Salomão que, na sua infinita sabedoria, pensou assim o tempo e escreveu as suas considerações acerca do mesmo no terceiro capítulo do livro de Eclesiastes.

Tudo tem o seu tempo determinado
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar, e tempo de curar;
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de prantear, e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
tempo de rasgar, e tempo de coser;
tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de odiar;
tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem,
sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida. E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho;
isto é um dom de Deus.
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente;
nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar;
e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi;
e Deus pede conta do que passou.
Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade,
e no lugar da justiça havia iniquidade.
Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio;
porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

Sem comentários: