ENTRE CAMPOS... UM OLHAR... UM CAMINHO

domingo, 26 de junho de 2011

É na económica estúpido...



Estava eu aqui, serenamente, com a caixa das novas mensagens aberta para tentar escrever umas palavras de reconhecimemento para com o que o Sr. Tomislav Ivic fez pelo Futebol Clube do Porto e fui confrontado com uma discussão no programa Eixo do Mal, da Sic Notícias, a propósito da tão propalada viagem de avião do Sr. Primeiro Ministro português em classe económica.

Depois de tal opção ter sido notícia já com dias, sem mais qualquer informação, sabe-se agora - mas só agora - que as viagens oficiais dos membros do governo são gratuitas. 

Foi posteriormente o Jornal de Negócios e depois também o jornal Público que noticiaram tal informação. Assim sendo, tal virtuoso exemplo do Sr. Primeiro Ministro apenas consubstancia uma poupança ao erário público se a lotação da classe executiva esgotar e a libertação do lugar permitir a venda de mais um bilhete para a mesma.

Sem prejuízo do seu teor demagógico, compreende-se que esta decisão, aos olhos de muitos, se apresente como um signo de poupança e contenção digno de registo. Todavia, é mais forma do que substância, mais significante do que significado o que se procurou veicular.

Ao invés, o significado é outro. Mais uma vez, e porque apenas se disse que a viagem seria em classe económica e nada se comunicou sobre a gratuitidade da mesma, não sendo esta desmentida por uma TAP que se refugiou num silêncio privatizado, é para mim claro que estamos, no mais puro estilo de Goffman, no plano da administração de impressões a causar perante um povo sedento de ver nos governantes o (ilusório) exemplo legitimador moral do pedido de mais sacrifícios.

Mas se dúvidas houver sobre esta minha interpretação, convém saber, e a fazer fé no que foi publicado pelo jornal Expresso, que o gabinete do Sr. Primeiro Ministro informou que em viagens de longo curso [e portanto mais caras; presumo eu] «é natural que vá em executiva.»

O Marketing e os sound bytes do costume. Nada há de novo debaixo do céu.


Sem comentários: